sábado, 3 de outubro de 2009

Uma cobra!!!!! Onde? Nas nossas coisas????

Bom, voltei da Amazônia e não posso deixar de postar sobre essa célebre frase. Isso ocorreu há alguns anos atrás, quando eu não tinha muita experiência de campo (não que eu tenha muita hoje em dia, mas que tá melhor que alguns anos atrás, isso ninguém discute). Estavamos caçando cercopidae e cigarras numa tarde seca e ensolarada, em Guaíba, Rio Grande do Sul (no sítio do professor Matzenbacher). Eu, minha amiga Jú, o Ângelo (agora na USP trabalhando com Odonata) e sua namorada. Eu recém ingressara no mestrado e tinha a sensação do que ainda poderia salvar o mundo ou mudar alguma coisa nele e que a ciência me levaria às estrelas. Naquela época eu esperava demais de um campo e sempre que eu me deparava com a realidade de que coletas nem sempre são produtivas e os bichos nem sempre pulam dentro do aspirador entomológico por vontade própria, ficava um tanto quanto frustrada. Esse foi um desses dias, nada de coleta nada de bichos. Jogamos as mochilas no chão e graças ao meu olho "treinado" em ver cobras eis que exclamo para a minha parceira:
- Uma cobra!!!-
Eis que ela me responde.
- Onde? Nas nossas coisas?-
Pode parecer sem graça, mas na hora foi hilário, uma frase de efeito, e imaginar que a cobra entraria dentro da mochila dá ainda mais efeito na frase.
Como por milagre tenho uma fotografia desse dia que permaneceu na história. Ela está logo acima, como pode-se observar: um aspirador entomológico de vidro e um guarda-chuva entomológico. Ooooo tempo...
Voltando ao assunto cobras pude me deparar com alguns desses seres encantadores na Amazônia e graças a uma máquina fotográfica poderosa e boa vontade elas foram fotografadas. Duas arborícolas na Reserva Ducke, e uma jibóia em Presidente Figueiredo nas proximidades de um cupuaçú. Obrigada F.F. Xavier Filho pelas ótimas fotos e pelo boa vontade em tirá-las.
E eis que digo:
-Uma cobra!!!-
-Onde? Nas nossas coisas?-
- Não nas árvores. Portanto, olhe pra cima na trilha!-




ERA ISSO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário